Reiki - o que é ?


    Mikao Usui (臼井 甕男, Usui Mikao?) (15 de agosto de 1865 — 9 de março de 1926), também conhecido no Japão como Usui Sensei, é considerado o fundador do Reiki.  
   
    Reiki é uma palavra japonesa que pode ser traduzida por Energia do Universo. É um sistema de tratamento bastante simples que consiste na colocação das mãos por cima ou directamente sobre uma pessoa (que se mantém vestida e retira apenas os sapatos), com a intenção de equilibrar as energias existentes no seu corpo.
    O Reiki trata aos níveis físico e mental e desenvolve a capacidade natural do corpo para se tratar a si mesmo. O Reiki é uma forma de tratamento diferente de todas as outras, aliviando e curando diferentes problemas de forma muito suave.
    Reiki é um método de cura natural pelas mãos.
    Reiki pode ser definido como a Arte da aplicação da Energia Universal da Vida, para promover o completo equilíbrio energético, para prevenção das disfunções e para possibilitar as condições necessárias a um completo BEM ESTAR.
    Esta energia actua em todos os níveis do nosso ser.
A nível físico, alimenta e revitaliza cada célula e cada órgão do nosso corpo, ajudando a curar e a prevenir muitas doenças.
    A nível emocional e mental, elimina sentimentos e pensamentos negativos limitadores, que funcionam muitas vezes como bloqueios para um livre fluxo da energia vital.
    Reiki é vida, é energia, é cura, é compreensão, é sabedoria. Reiki é tudo o que sabemos que somos mas não temos força para o ser e viver. O Reiki dá-nos essa força e ensina-nos a dá-la aos outros.
    O Reiki não destrói células nem nervos, é absolutamente inofensivo e por isso é um tratamento prático e seguro. Por ser uma vibração universal, este tratamento beneficia todos os seres vivos: aves, animais, plantas, assim como todos os seres humanos, sendo jovens e idosos, pobres ou ricos.
    O Reiki é uma técnica de cura energética. A cura energética remove os sintomas da mente – tristeza, angústia, depressão, stresse, ansiedade, etc. - que causam desordens a nível físico – falta de energia, cansaço, dores, etc.
    O Reiki traz harmonia ao lado energético, curando verdadeiramente a mente e o corpo, e proporcionando também mudanças a nível emocional.
    Entrar no mundo do Reiki, é começar a viver uma aventura apaixonante de constantes auto-descobertas, sensações, sentimentos, mudanças positivas, uma conquista do bem estar.
    O Reiki está aprovado pela Organização Mundial de Saúde como Terapia Alternativa.
    A Energia Ki é um tipo de energia de vida que o corpo de qualquer ser vivo produz, estando o seu estado de saúde dependente do maior ou menor grau de harmonia e fluidez dessa energia.
    Estados de desarmonia física, mental, ou emocional levam a que a passagem da Energia Ki seja obstruída em determinados locais do nosso corpo, e então, os reflexos a nível físico dão-se sob a forma daquilo que normalmente designamos de doenças.
    Quando a Energia Ki deixa o organismo, a vida cessa.
    O equilíbrio da nossa Energia Ki é assim essencial para que o organismo tenha um funcionamento perfeito pois está constantemente a ser desequilibrado com angústias, depressões, pensamentos e atitudes negativas, alimentação incorrecta, preocupações excessivas, falta de autoconfiança, de amor próprio, entre muitos outros factores.
    A nossa energia Ki desgastada pode então ser harmonizada através da energia Rei, através do REIKI, promovendo o equilíbrio, o aperfeiçoamento e a melhoria da qualidade de vida em todos os níveis.

Princípios do REIKI